Edição 56 – Dentro ou Fora

Hoje escrevo esta Newsletter relatando algumas preocupações que voltam a me ocorrer e que precisam ser compartilhadas.

Historicamente é melhor ficar dentro do que fora da renda variável, mas só temos uma economia graças aos bancos centrais e a você.

Sim, agradeça a você, mas a crise esta e continuará sendo paga pelo contribuinte, através de tributos ou inflação, você e eu pagaremos a conta. O estado não consegue nada sem o contribuinte, e a tão criticada iniciativa privada.

Inflação:
Sim temos provisões de inflação mais alta o que leva os títulos indexados ao IPCA para patamares mais interessantes, mas ainda longe do que é preciso para ganhar dinheiro, legitimamente.

Selic:
A Selic retomará o seu crescimento no médio prazo. Por agora, é hora de aproveitar, refinanciar os financiamentos corporativos, renegociar financiamentos imobiliário e etc… ganhar dinheiro sendo frugal.

PIB:
O PIB já está sendo revisto e deverá voltar a apresentar perspectivas de melhora na economia. Como alertamos, o pequeno empresário seria e foi praticamente esquecido, os pacotes econômicos favorecem quem reclama mais, os pequenos empresários não tem tempo para reclamar, eles precisam trabalhar com toda a família para manter o seu negócio vivo, pelo dinheiro, pela honra, pela continuidade da vida, etc. Todos esperam o fim do COVID.

COVID:
Depois de um período de redução da proliferação do vírus, agora já são temidas as segundas e demais ondas de contágio, na Europa e E.U.A. já soa o alerta. Estejamos atentos, este deve ser um caminho longo e tortuoso.

Eleições nos E.U.A.:
O terror do empresário, o terror do investidor iniciante, este ano continuará sendo de muita volatilidade, os fatores continuam sendo os que alertamos no início do ano, guerra comercial (fortalecimento da China), eleições nos EUA e a surpresa que foi o COVID.

Com este prognóstico os ativos de proteção deverão continuar sendo bem vindos.

Atenciosamente

Marcelo
07//10/2020