Do zero ao 1.

Assim a maioria dos negócios começam, mas a principal causa do fechamento de novos negócios no Brasil é a falta de gestão.

Não é fácil começar nada novo, especialmente quando as condições econômicas e políticas estão sempre mudando, e no final, todo empresário e empreendedor sabe que você é sempre o último a ver o dinheiro, depois do governo que vai ficar com cerca de 1/3 de suas vendas (dependendo em qual regime de tributação que sua empresa estiver).

Ser um empresário não é status social, é uma condição que visa lucro e se você não entender de fato do seu negócio e o do seu consumidor as chances são que você estará indo para o caminho errado. Trabalhar em nome de uma Pessoa Jurídica é tarefa difícil, e pode ser mais duro do que você imagina.

Dificuldade 1: Entender de negócios.

Entender de negócios não é tarefa fácil, muita gente já quebrou a cara abrindo negócios no puro achismo, ou diz que me disse. Tendo uma visão mais ampla de negócios observamos que duas são as principais causas do fechamento das empresas, a primeira é entender de negócios (e do seu negócio, mais especificamente), e isso muitas vezes não se encontra em livros ou em aulas, é um processo que necessita bastante tempo, aconselhamento inteligente, leituras e experimentação… Para entender do seu negócio você precisa entender das necessidades do seu cliente, quais dores você está resolvendo para ele, o processo de descoberta do mercado, tal qual se utiliza largamente nas Startups é fortemente recomendado aqui.

Quantos novos negócios são abertos todos os anos sem teste de mercado? Estes negócios acabam sendo os negócios dos donos, como se através destes eles estivessem atrás de uma busca de ocupação, status, etc… e não são solução de uma dor de um público abrangente, ou um nicho do mercado em particular.

Dificuldade 2: Ter rentabilidade e geração de caixa.

Vale lembrar que lucro não é tudo, mais importante do que o lucro é a rentabilidade, uma empresa pode ser lucrativa e não ter geração de caixa, quantos negócios já não quebraram assim? Muitas vezes nem o dono entende o que acontece, mas isto é real, você precisa também ter conhecimento técnico, e se não tiver, precisa estar acompanhado por profissionais que tenham.

Se você gerar lucro mas não tiver boa rentabilidade e geração caixa você não esta indo para o caminho certo.

Também por isso, empreender é para poucos, e requer estar constantemente fora da zona de conforto.

Marcelo A. Marini, 25/02/2018.