Edição 41 – A Arte da Prudência

Boa tarde.

Você está lendo uma publicação semanal disponível exclusivamente para assinantes.

O mundo afirmou, ou saímos do lockdown ou quebraremos a economia. Mas mantenha a precaução com a sua saúde e com as suas finanças.

Estaremos saindo do LockDown no EUA, Brasil, Inglaterra e França… ou estaremos indo e voltando repetidamente caso os casos voltem a subir? O momento é de PRUDÊNCIA.

 

Dados de hoje do COVID-19:

Contágio: 2.173.432

Mortes: 146.291

 

Mercados:

Neste momento, dólar e ouro em queda, Bitcoin em alta, bolsa americana e brasileira em alta com a renovação da expectativa da saída dos lockdowns.

 

Estados Unidos

Estimativa de PIB negativo, pedidos de auxílio desemprego ultrapassam os 5,2 bi nos Estados Unidos. Porém o mercado financeiro é mais sólido, quando comparado a B3. Em resumo, voltamos o Bull Market nos Estados Unidos.

 

Empresário: 

Deixo duas recomendações de estudo destes modelos de negócios:

Amazon: Atingiu o valuation de 1 tri de dólares no varejo digital. Há quem afirma que o Warren Buffett, o principal seguidor do Value Investing, entrou tarde. Se você é empresário não deixe de estudar este modelo de negócio para replicação. O futuro deverá passar por aqui.

Tesla: Descorrelaciona do cenário econômico, da Guerra Comercial do Petróleo (OPEC) durante a crise deixou os investidores felizes e demonstrou a importância da diversificação. A empresa é um case de inovação para empresários, recomendo modelar sua empresa com conceitos desta empresa. O futuro também deverá passar por aqui.

 

Brasil

Estimativa do PIB já chegou a entre a -4% a -6%. Segundo FMI e BTG Pactual, ou seja, queda forte.

Empresário: Pé no chão, aproveite o momento para cortar custos e fazer boas negociações com fornecedores, aluguéis e similares.

Retorno do LockDown: O mercado financeiro deverá voltar a andar em direção ao Bull Market gradualmente, mais ainda com incertezas importantes.

 

Carteiras

Continuamos com o mundo muito volátil, mas volta a se acender a luz de um retorno ao Bull Market, deste modo, pode ser hora de rever toda a sua carteira de investimentos, buscando novos posicionamentos, conforme explico no curso Investimento Para a Vida. Com o tempo imagino que a alocação em ações nas carteiras dos investidores será maior.

 

Investidor Inteligente

Para Investidores fundamentalistas e seguidores do Value Investing, hoje o espaço para surpresas teoricamente é menor.

 

Fique de olho nos pronunciamentos do Paulo Guedes que deverão ocorrer nessa semana e na próxima.

 

Abraço,

Marcelo