Edição 57 – Eleições

Prezado assinante,

Na nossa e-letter passada comentei sobre os medos de uma segunda onda, eleições, volatilidade e alguns prognósticos que mesmo negativos eram bem-vindos pelo quesito antecipação.

A nossa publicação anterior continua válida, no entanto, escrevo novamente para abordar um novo tema que vocês tem me questionado.

Bem todos sabemos que existem riscos ocultos no cotidiano, assim como, existem oportunidades ocultas no cotidiano. O dilema Davi e Golias e as guerras comerciais e pelo poder.

O empresário e investidor não deveriam se preocupar demasiadamente com a política.

Se você é um empresário que destina a sua energia, quase que exclusivamente em atender bem os seus clientes, você irá mesmo assim perder alguns, no entanto você olha para os clientes que você tem e não quem não é seu cliente.

A lógica é fazer o seu trabalho bem feito.

Hoje temos um dia de definição política nos Estados Unidos – ou quem sabe, de dúvidas quanto a legitimidade do próximo presidente – isto já pode ser esperado pelos leitores dos veículos de confusão em massa.

Mas por que eu não tenho falado nisso?

Por que eu acho que você não precisa focar nisso, a não ser que você seja um trader… mas vamos para por aqui.

Se você é empresário ou investidor, você deveria focar em duas coisas.

Empresários:

1 – Atender bem os seus clientes;

2 – Continuar atendendo bem os seus clientes.

Investidores:

1 – Escolher ativos e empresas boas para investir;

2 – Continuar aportando nas melhores oportunidades para o momento.

Em ambos os casos, faça isto independente do resultado das eleições.

Se você investir com foco em política e eleições você está fadado a ser excluído do sistema.

Hoje e os próximos dias, serão decisivos para uma porção de novos direcionamentos políticos e econômicos de impacto significativo no mundo, no entanto, isto não está dentro do seu gerenciamento e pode ser considerado perda de tempo.

O ambiente Macro, vai mudar de acordo com o mundo, riscos e oportunidades que continuarão aparecendo no seu dia-a-dia, voltemos a via negativa.

Prefira uma caminhada ou um tempo com a família.

Talvez nossa próxima publicação já teremos uma visão mais clara do horizonte, a volatilidade e a incerteza continuam. Por agora temos: Dólar em manutenção, SELIC em manutenção, inflação em tendência de alta, PIB em recuperação (dependendo dos duração do COVID e dos estímulos econômicos e fiscais).

Marcelo

04-11-2020