asperitas dark clouds in gloomy sky

Erro de Perspectiva

Caro leitor, 

Como você acompanhou nas últimas semanas, continuamos com valorização do Ouro e das Techs, as oportunidades parecem estar nesta área.

Um fenômeno de valorização e cuidado. Mas em que ciclo estamos?

Citando os versos dourados de quem sabe o mais magnífico dentre os que aqui já estiveram, Pitágoras. Seus aforismo foram frequentemente citados na antiguidade, e cabem aos dias de hoje, ”os bens da fortuna são incertos; e que assim como eles podem ser adquiridos, eles podem ser igualmente perdidos”… “apoia teu lote com paciência, é o que pode ser, nunca reclame”.

Vamos longe nesta nova curta vida, tudo é questão de perspectiva, e não quero soar repetitivo ou até prolixo, mas se você é um dos nossos 4 leitores assíduos, então, você já deve até prever o que direi nas próximas linhas… quase um mantra pessoal, segure-se firme, agarre-se a sua capacidade de viver de forma frugal, o amanhã nunca é certo, conquiste-o com saúde, a cada dia. Invista diligentemente, não caia na onda dos eufóricos, in data we trust.

Acredito que poucas coisas precisam ser feitas na vida, entretanto, todas com qualidade.

Para o investidor consciente, prudência é a palavra de ordem, enquanto isto, a digitalização avança e o consumo vem adotando novas tendências. Este é um tempo de mudanças proeminentes no seu estilo de vida, e de mudanças corajosas nos negócios, até do ponto de vista organizacional nas empresas sobreviventes.

Não chegamos nem ao aniversário do COVID-19… sem dúvidas, será uma comemoração nada solene.

Afinal, do que vale a linearidade na planificação dos intentos de uma vida tão longa e incerta como a nossa? Não nos caberia a utilização aplicada de rascunhos?

Veja só, relacionei alguns eventos extraordinários que causaram mortes em massa, tanto de curta quanto de longa duração. As referências vão para este research brilhante de Richard Conniff, para a edição de agosto da revista National Geographic, cuja leitura, realizei recentemente. 

A Plague of Justine ocorreu no império bizantino, registrou, cerca de 50 milhões de mortos entre os anos 541-588.

Já a Antonine Plague ocorreu no império romano de 165-180 onde morreram 5 milhões de pessoas.

A Black Death ocorreu entre os anos 1347 e 1351 e dizimou cerca de 30-40% da população européia, cerca de 50 milhões de mortos na época.

A varíola levou a 8 milhões de mortos no México em apenas, um ano, em 1519. E a Cocoliztli 1 levou a morte de 15 milhões de pessoas em apenas 3 anos.

Uma perspectiva mais ampla…

Poderíamos falar mais nisto, mas presumo que já tenhamos chegado ao mesmo ponto.

Existem epidemias, pandemias e pragas, seus eventos são raros, mas existem e nos mostram como somos insignificantes no meio deste nosso mundão, muita coisa pode ser entendida, poucas podem ser explicadas.

No cenário corporativo, temos Google e Facebook, além de outras empresas no Vale do Silício transferindo o trabalho para home office até julho de 2021, em um primeiro momento.

O que são planos em uma vida longa como a nossa?

Aproveito esta edição para informá-los que já está disponível o curso Aprenda a Investir na Bolsa, você vai aprender a começar a investir, de forma prática e a entender grego, o que te oferecem nas instituições financeiras.

Fique ligado.

Atenciosamente,

Marcelo.