“Eu não sabia”

Semana VIII no litoral de Santa Catarina, Brasil.

Venho acompanhando a construção desta roda-gigante que está sendo construída na praia.

Fundos

Nos últimos meses resolvi fazer uma pesquisa por fundos de investimento – uma das primeiras escolhas do investidor iniciante – escrutinei mais de 40 fundos de um grande banco espanhol… faltavam informações, foi um caos e uma piada, no final encontrei somente um fundo que eu considerava interessante – ainda a depender do que acontecesse nas eleição. Hoje este fundo já está a caminho da ruína.

Quem tem estes fundos na carteira? Os investidores realmente sabiam onde estavam investindo? Não seria mais fácil jogar roleta no Wynn em Las Vegas?

Como já relatavam nossos membros, milhares de investidores estão investindo em fundos sem saber onde colocam o seu dinheiro.

Performance

Nas últimas semanas resolvi fazer uma nova busca, desta vez, comparativa, para entender como estava a minha performance relativa a performance dos melhores gestores. Uma vez que a minha performance estava melhor que o índice de referência, IBOV, resolvi ir atrás de performances melhores para que eu pudesse compará-las…

Eu já esperava não encontrar nada de tão significativo. Em primeiro lugar fundo de banco já nasce para ser apenas um algo a mais…e estamos em um ano de difícil rentabilidade – em geral – (por motivos que você já conhece e outros que não valeria a pena explicar aqui, mas que poderiam ser evitados). Segundo, estive acompanhando alguns relatórios e não achei nada próximo à rentabilidade da minha carteira e senti que precisava ir mais a fundo… e quem sabe compartilhar com os nossos membros dos próximos cursos “os porquês” para que tenham a oportunidade de buscar ganhos semelhantes.

Você consome o que vende?

Dizem que quem vende não consome… mas seria este o caso dos vendedores de fundos? Eu não poderia esperar para ver… já que sou contrário a isto, fiquei ainda mais curioso para descobrir, afinal, todos os negócios que abri seguiram o mantra de “Ser o Produto que eu Gostaria de Ter” – algum dia isto vai ser publicado por um pesquisador (que nunca abriu um negócio) como SPGT ou BPWH em inglês… mas isto não é o caso.

Por que é importante medir a sua rentabilidade? Para ver se você está tendo um desempenho interessante tendo em vista o índice de referência (CDI, IBOV, IFIX, outros) ou até para comparar com outros investidores e gestores. Também visando entender a matriz risco x retorno. Ou ainda, na versão sem financês: Para comparar. Como diria meu ex-professor de finanças… Não misture limão com banana. Limão com limão. Banana com banana

TOP 5 – Sky is the limit

Enfim, passei por mais de 400 fundos, busquei em diferentes locais, acessei algumas plataformas e fiz a relação dos TOP 5. Destes, apenas 3 estavam abertos para investidores, sendo que, 3 deles são de difícil acesso para investidores do varejo por se tratarem de fundos destinados à investidores qualificados. Por fim, comparei a minha performance à deles e pude ver o que já esperava… Sem alarde, minha carteira estava mais uma vez dentre os TOP 5 em perfomance quando comparado aos principais fundos. Não foi surpresa… compartilho com você o meu resultado.

Não quero que você faça

Mais um detalhe interessante, isto não está na minha lista dos 13 erros que cometi nos últimos anos e que não gostaria que você cometesse.

Estou trabalhando nisso para trazer a verdade sobre alguns mitos que impedem você de alcançar os sonhos que você deseja…talvez eu consiga lhe trazer a lista dos meus 13 erros para você nas próximas semanas.

Fique ligado.

Marcelo