Gente e Processos

O texto é um estudo e foi extraído da entrevista disponível no link, de Abílio Diniz à Vicente Falconi, professor, empresário e guru da administração brasileiro e foi sintetizado através de minhas próprias palavras.

“Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez”.

 

Digital-Branding-William-Hertz-Anglo-Abilio-Diniz-Cover

Abílio Diniz, empresário e atleta.

Além de esta ser uma das frases favoritas do empresário Abílio Diniz, ele também a fez em suas próprias experiências de vida, onde realmente transformou a rede de supermercados Pão-de-açucar, na segunda maior rede do país, mesmo passando por extremas dificuldades. O restante da história deste empresário vai muito além, mas o tema aqui é saber como grandes empresários, e o Abílio é um deles, pensam sobre empresas, pessoas e processos.

Abílio já errou muito na vida e nos negócios, e hoje na melhor idade e com uma perspectiva muito diferente do início da sua carreira ele afirma que as decisões mais impactantes que tomou nos negócios foram:

  • profissionalizar a empresa (que necessitara uma re-estruturação);
  • não cometer o mesmo erro duas vezes;
  • trabalhar buscando o consenso;
  • contratar pessoas e empresas com as bases definidas em um contrato onde todos sabem quais são as responsabilidades de cada parte no contrato.

Muito atento às pessoas e aos processos Abílio diz que empresas de sucesso tem gente certa no lugar certo, e assim tudo anda, afinal, quem faz o processo são pessoas e não se faz nada sem gente. Os processos devem estimular as pessoas a ter uma vida feliz e que empresas devem ser o lugar de gente feliz.

Temos que ser feliz como um todo, no esporte, na família, no trabalho, e as empresas devem proporcionar isto, através da meritocracia,  para que as pessoas sintam o resultado do seu trabalho, mas boas empresas começam de um bom RH e não contratando um CEO.

“Eu faço, eu vou ralar, e eu vou ser recompensado”

Para ele empresas do bem não tem clubinhos, conversas de corredor, e assim se faz uma empresa limpa. Mas é muito importante identificar quem são os talentos da empresa, fazer avaliações, deixar que aflorem e surjam, pois empresas de sucesso, tem gestão, liderança e cultura baseada em gente, treinada e capacitada e precisamos ser bons ouvintes para unir tudo isso.

Acreditar nas pessoas é acreditar que todas podem ser formadas, melhoradas, através de treinamentos, mas a estrutura de cada pessoa é difícil de ser trabalhada, por isso deve-se estar atento as contratações para que se contratem pessoas identificadas com a empresa, que aderem à cultura e que chegam na empresa com uma boa estrutura pessoal.

Drivers de humildade, determinação e garra, disciplina e equilíbrio emocional devem fazer um bom empresário, esses são os valores de Abílio Diniz.

Quando fala sobre ser humilde Abílio diz que, ser humilde não é usar roupas simples, é saber ouvir, saber que não se sabe tudo, e saber que é necessário se unir a quem sabe. Afinal, quem não é unido não performa resultado e se exclui.

Você já pensou quais são os seus valores?

Marini, 13 de fevereiro 2016.