Não são iguais.

Novos negócios e Startups requerem métricas de performance diferentes dos negócios tradicionais. São parecidos mas não são iguais.

Se você tem um novo negócio e não entende de crescimento, funil de vendas, tração do negócio, índices de crescimento, execução e entrega, as chances são que você não vai ter sucesso, ou levará muito mais tempo para chegar onde deseja… será um barquinho solto no mar. Arriscado nos ventos de hoje.

Já nos negócios tradicionais os indicadores de perfomance são outros, muitas vezes passam pelo contábil, financeiro e chegam até a gestão, não há número certo de indicadores, geralmente aconselha-se ter entre 5 e 8 indicadores, porém cada negócio é diferente. E é necessário medir sua perfomance para não se tornar um navio solto no mar.

O conhecimento da área de negócios deve ser difundido pela empresa, principalmente com a área comercial, que é a potencial geradora de maiores receitas para a empresa. Um comercial que entende de negócios entende do seu cliente e mercado, mais do que isso, ele conhece os seus competidores e atua nas suas fraquezas, e ainda mais, ele conhece o ciclo operacional e financeiro da sua empresa e trabalha a cada pedido para melhorá-lo. Com um profissional destes sua performance irá melhorar.

Independe do tipo ou tamanho do negócio, recomenda-se medir a performance dele periodicamente.

Marcelo A. Marini, 26/08/2018.