Edição 40 – O Presente é Incerto

Prezado assinante, bom dia.

Este relatório foi escrito por Marcelo A. Marini no dia 09/04/2020 e é exclusivo para os assinantes do Palavra KPI, pode ser lido ou ouvido nos nossos canais. Boa leitura.

Corona Vírus

Chegamos a 1 milhão e 500 mil casos no mundo, o vírus continua se espalhando e fazendo um número elevado de mortes. Estima-se que o nível de desemprego nos Estados Unidos chegue a 14% (Reuters).

 

Indicadores Antecedentes

Cada vez mais fica clara a grande recessão pela frente.

 

Petróleo

OPEC sem acordo a Guerra Comercial do Petróleo está submersa sob o mainstream global a respeito do COVID-19. Os grandes brigam por petróleo o mundo chacoalha. Você sente.

 

Volatilidade

Continuaremos ter muita dispersão nos preços pelo mundo, seja no supermercado ou no mercado de ações. Os parâmetros de preços estão perdidos e não se sabe mais o que é caro ou barato. Enquanto não tivermos uma estabilização econômica mundial, o que é considerado barato hoje vai estar um pouco mais caro no longo prazo, mas em compensação oferecerá menores riscos que hoje, por sermos prudentes, aguardaremos melhores condições.

O futuro é sempre incerto, mas em meio aos tempos que vivemos desaconselho empresários a investirem. Da mesma forma que desaconselho que você saia comprando qualquer coisa que lhe pareça “barata”. Ainda nem chegamos na eleição americana e o ano tende a ser de altos e baixos.

Este ano não é para amadores, quem se julgar mais inteligente que o mercado ou tiver uma ideia fixa de ganhos, sem conhecimento sobre exposição a risco poderá ser excluído do jogo. Em compensação, quem aprender agora surfará na bonança.

 

China

O lockdown poderá perdurar entre 5-6 meses. Não anime-se com o Brasil. Não é previsão, esperaremos para ver. Por isso, recomendo que leia a publicação anterior e siga as recomendações.

 

Atenção aos resultados

Os resultados as empresas nos próximos trimestres e semestre serão amedrontadores. Boa hora para os investidores de valor (Value Investing).

 

Cripto Ativos

A XP Investimentos, proprietária da XDEX, informou ao mercado ontem que está encerrando no prazo de 30 dias a sua operação de criptoativos,  com isso, todos os clientes deverão sacar os seus recursos neste prazo. Eu fiz o meu saque ontem e estou com o dinheiro em caixa para continuar minhas alocações com base no meu portfólio de investimentos.

Comentário: É uma pena, tive ganhos significativos no ano passado utilizando a estratégia de Barbell que ensinei aos assinantes do meu Close Friends (desde 2018) – aos que são assinantes e querem saber como utilizar a estratégia basta acessar o meu perfil do Instagram e assistir o Stories exclusivos do Close Friends (produto pago).

Por agora, uma opção interessante é investir em cripto através de fundos como o da Vitreo, disponível para investidores com recursos a partir de R$1.000,00.

 

Value Investing

Investidor de Valor, os tempos são bons para você, mantenho meu posicionamento conforme a publicação da semana passada. Se tiveres interesse em aprender o Value Investing, estaremos realizando um novo curso em Maio, as vagas serão limitadas, então se tiver interesse entre em contato o quanto antes pelo e-mail contato@kpipartners.com.br.

 

Atualização de cálculo

Baseado nos estudos do matemático Mandelbrot e implementando o mesmo ao COVID-19 continuo vendo a manutenção do lockdown e o um tempo demasiado até o final da crise.

 

Abraço,

Marcelo