Edição 42 – Performance e uma Crise

Bom dia.

 

Publicações escrita por Marcelo Marini no dia 23/04/2020 disponível somente para assinantes na plataforma.

 

Por que minha carteira está performando bem na crise?

Ano passado liquidei 100% dos FIIS (não deixo de considera-los um bom negócio, mas conforme já comentado aqui, achei que existiam oportunidades melhores) que tinha para fazer outras alocações, como caixa, aumentar a participação em ouro, cripto-ativos e ações.

 

Como já invisto no exterior – se você é assinante do meu CloseFriend no Instagram você pode aprender a investir no exterior assistindo os vídeos que estão gravados e disponíveis lá – eu já estava exposto ao dólar, por isto não aumentei a minha posição em dólar. Veja bem, o mesmo ocorre se você já tem dólar comprado – esta era a dúvida de um dos nossos alunos no curso Investimento Para a Vida e aproveitei para tirá-la junto com todos vocês.

 

Atualmente liquidei toda a minha posição em cripto, mas tive bons ganhos no ano passado utilizando a estratégia de Barbell (que também está disponível para os assinantes do meu CloseFriends) que me rendeu bons retornos e hoje estou migrando este dinheiro aos poucos para ações, mas talvez eu deixe um pouco entre 3% a 5% em cripto.

 

O Ouro também se valorizou neste período, eu já tinha e comprei mais (nas cartas semanais eu falava disto no meio do ano passado e em janeiro deste ano no meu Instagram).

 

Conforme o tempo foi passando, fui fazendo aportes constantes (no mínimo 1 por mês) no decorrer desta crise e que continuo fazendo, seguindo criteriosamente a minha filosofia de investimentos.

 

Coisas que você também pode fazer:

  • Abrir uma conta no tesouro direto (através da sua corretora) e comprar títulos públicos (O Selic para recursos que você não sabe se irá necessitar logo) e os títulos longos para o dinheiro que você sabe que não vai mais mexer.
  • Através da sua corretora você pode procurar por Fundos de Ouro, sem hedge.
  • Através da sua corretora você pode procurar por Fundos de Dólar, sem hedge.
  • Através da sua corretora você pode procurar por Fundos de Cripto.
  • Através da sua corretora você pode procurar por ações que estão descontadas, ou seja, com margem de segurança. Lembre-se que cotação não quer dizer que a ação está barata ou cara. Não esqueça do gerente do banco que me falou que a ação X estava 10 reais e que estava barata. Este é um erro primário, que não deve ser repetido pelos assinantes desta publicação.
  • Continue checando como está a sua alocação através do preenchimento desta planilha e vá redirecionando os investimentos quando necessário, ou assista as aulas do Investimento Para a Vida, onde informo onde você pode encontrar os fundos mencionados acima.

 

Boa semana.

Abraço,

Marcelo