Todo mundo deveria ter um pouco, mas quase ninguém tem.

Após três semanas no Brasil, parto para Montevideo, onde participo de um compromisso profissional, se você tiver dicas sobre a cidade me envia por favor.

Almocei com um amigo hoje e falamos sobre a SELIC a 5%, era tudo que os empresários queriam, poucos entendem o impacto que isto tem na nossa economia, todo mundo fala que a SELIC caiu, ninguém fala em como ganhar dinheiro com isso.

De fato, quando você chega na parte paga das informações, você começa a achar ouro, não teria como ser diferente.

Aliás, ouro é algo que todo mundo deveria ter um pouco (e outras coisitas más), não só aquela correntinha que eu ganhei da minha madrinha quando nasci – aliás não sei mais onde está – mãe, se você  é uma das quatro pessoas que lê o meu e-mail me responde por favor…

No FED ontem a decisão foi a mesma, bem que o Mark, o motorista do meu Lift em San Francisco me disse, o povo ama o Trump, ele vai se reeleger, por que ele segura a economia e o que os estadunidenses gostam mesmo é de dinheiro.

O fato é que todo mundo deveria ter um monte de coisas que não tem.

Por outro lado, outras coisas todo mundo tem e não valoriza, a saúde é uma delas, você só valoriza a sua saúde quando não tem mais, é triste, geralmente é assim.

Como meus textos do KPI Talks tem o objetivo de trazer uma melhoria para que você possa aplicar na sua área, eu entendo que todo mundo deveria ler os meus textos, mas de fato só essas quatro pessoas lêem.

Vocês quatro! Saibam que quero ver resultados em vocês! Coloquem as informações que julgarem úteis em prática, aproveitem que vocês às têm.

Outras coisas que todos deveriam ter e não tem são: Caixa (dinheiro disponível para urgências e emergências familiares, e etc…), renda fixa em um bom percentual da sua carteira, investimentos em renda variável em outro percentual, ouro, bitcoin, startups como a Sunset, Cannabis em forma de ETFs, e uma camiseta do D’alessandro autografada.

Você não é tão antigo assim que não possa mudar, sempre é hora de fazer algo diferente, as diferenças nos fazem ver o mundo de outra forma, nos fazem evoluir, somos forjados por aprendizados, vamos  vivente!

Nem o Canadá, que é uma Monarquia não é tão velho assim para deixar de ver isto, o país decidiu que será o país mais verde do mundo até 2050, eu estive lá nas últimas semanas e lhe digo, eles estão no caminho.

Não pare de ler este texto agora, você também pode ganhar com isso.

Para uma população antiga, foi uma ótima iniciativa, lá  eu encontrei casais da nossa idade, você também iria gostar.

O erro da França, Itália e tantos outros países foi deixar a população envelhecer sem filhos (meu cabeleireiro estava certo!) mas devemos aprender com os erros e buscar nos inspirar nos acertos.

Algo que você deveria ter para o longo prazo e não tem é investimentos em Cannabis.

Antes de mais nada vou me defender, sou careta, não uso drogas, nunca usei e nem nunca usarei. (Breve pausa para comemorar. Utilizei nem nunca em um texto de finanças que não tem financês, vamos lá, sem dislexia, vamos continuar).

Por mais que você não goste deste meu texto, ele não é uma apologia. É uma forma de você ver que você pode ganhar dinheiro com aquilo que você não gosta, ou não sabe como funciona, ou diversificar com correlação, como diria Ray Dalio.

Vou contar uma história: Um bom amigo meu, capitalista, que já esteve entre os clubes de investimento mais rentáveis do Brasil, certa vez me contou que ele tinha um site na internet com o objetivo de vender canecas, camisetas, canetas e outros presentinhos para o público comunista. Ele não haveria encontrado uma forma melhor de lucrar com algo que não apoiava, não discordo dele, afinal, todo mundo tem bocas para alimentar e boletos para pagar, enquanto uns pedem apoio, outros tem estressar a sua mente  e corpo para pagar as suas contas.

O fato é que aqui estamos na vanguarda dos investimentos, cada vez mais tenho recebido visitas e contatos de pessoas felizes com o nosso trabalho. Fico feliz em trazer mais um investimento inovador para você.

Veja só.

Começamos algo único e que gostamos, em um mercado enorme nos Estados Unidos e que está só começando no Brasil, de certa forma, estamos fazendo o que Ray Dalio sugeriu.

Mesmo que você não tenha bitcoins ainda, mesmo que você não tenha cannabis ainda… eles podem ser importantes para a sua carteira de investimentos para os próximos 10 ou mais anos, você já imaginou ficar mais rico com isso?

Sobre a Cannabis, uma das teses mais promissoras do mundo:

Atualmente você pode investir a partir de R$5.000,00 (para investidores qualificados) no Brasil através do fundo de ações da Vitreo. Nos Estados Unidos e Canadá você pode investir diretamente nas empresas, ou através dos ETF’s como eu ensinei para os pagantes do meu CloseFriends no Instagram.

Fator impostos:
No ano passado mais de U$S 10 Bi foram recolhidos em impostos no mundo com o seu uso medicinal e recreativo.

Fator novos mercados:
É um mercado gigante e um dos mais promissores do mundo que está se formando, no mês de maio dividi com os assinantes do meu CloseFriends no Instagram um ETF que comprei na PF e que combina as maiores empresas produtoras de Cannabis do Canadá e dos Estados Unidos.

O fator saúde:
Uso medicinal e recreativo, já é legal em muitos países de forma legal, incluso no Canadá isso já acontece há 18 anos.

Como investir:
Com uma taxa de administração baixíssima considerei que deveria estar exposto a este risco no meu portfólio e o fiz,  talvez seja por sorte, mas a regulamentação está crescendo pelo mundo e este mercado poderá ser um mercado de crescimento recorde no longo prazo.

Nesta semana, a Vitreo lançou o primeiro fundo de Cannabis do Brasil, o assunto rapidamente se espalhou pela internet, até citei no podcast ontem, se você ainda não ouviu.

A oportunidade da vida de Warren Buffett foi começar a comprar Coca-Cola, quando ninguém queria aquele chá.

Como comprar no Brasil?
Fundo de ações da Vitreo para investidores qualificados.

Como comprar nos Estados Unidos?
Ações ou ETF’s (Não precisa ser investidor qualificado)

Os resultados das empresas norte-americanas no 3 trimestre continuam sendo acima do esperado. Ontem tivemos o Facebook e a Apple também com resultados positivos.

No Brasil tivemos corte na taxa básica de juros, temos a SELIC em 5%, e os incrédulos da economia estão tristes e o Brasil caminha para um novo momento econômico.

Um abraço,


Marcelo