Vai Sobrar Tempo! 3 Ferramentas Imbatíveis para Maximizar o seu Tempo e 1 Ferramenta!

Vai sobrar tempo.

Tem percebido que seu dia está cada vez mais curto? Está sempre buscando fazer mais em menos tempo para poder colocar tudo ’em dia’? Não encontra mais tempo para conciliar o trabalho, a família, os amigos, a viagem de fim de ano, …?

Pois é, essas são algumas questões que nos deparamos diariamente quando não estamos gerenciando nosso tempo de forma eficaz.

É bem provável que você já leu livros sobre o tema, ouviu alguns podcasts, vídeos no YouTube de gurus em time management, mas o fato é que você continua sem tempo, não é mesmo?

Todos temos as mesmas 24 horas ao longo de um dia.. e como é que algumas pessoas conseguem alcançar muito mais resultados que outras no mesmo período de tempo? A resposta está relacionada a como cada uma gerencia seu tempo.

Boa gestão do tempo requer uma mudança importante no foco das atividades para alcançar os resultados esperados: estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz. (Ironicamente, o oposto é muitas vezes mais próximo da verdade).

E para não tirar mais o seu tempo.. vou lhe mostrar as 3 melhores sacadas que aprendi sobre o tema e uma técnica fundamental que irão te ajudar a gerenciar melhor o seu tempo. Sem mistério, apenas algumas atitudes simples que você pode começar a implementar hoje mesmo.

#1 – 30 minutos para planejar seu dia

Use os últimos 30 minutos de cada dia para planejar o seu próximo dia (inclusive a roupa que você vai usar). Na manhã seguinte você já irá acordar com sua mente acertada para executar o que planejou no dia anterior. Isso irá poupar aquele tempo que você leva tentando decidir o que exatamente tem que fazer ou deixar de fazer ao longo do dia.. aquela pergunta “o que tenho pra fazer hoje?” que tira parte do seu tempo não vai mais ser parte da tua rotina.

#2 – 3 prioridades

Quando for planejar o dia seguinte (usando a técnica anterior dos 30 minutos) liste as 3 prioridades daquele dia, ou seja, as 3 tarefas que devem ser realizadas antes de qualquer outra coisa logo pela manhã. Use um bloco de anotações ou algum aplicativo (uso Evernote, pode ser até mesmo o alarme) no teu smartphone (ele serve para isso também…) pra anotar essas prioridades. A sacada aqui é o FOCO! Você precisa estar alinhado e comprometido a executar o que planejou e não se distrair enquanto realiza essas tarefas, só assim vai alcançar os objetivos do dia e economizar tempo.

#3 – 80/20.. sábio Pareto

Lembre-se que é impossível fazer tudo. Lembre-se também que as chances são boas de que 20% dos seus pensamentos, conversas e atividades (esforço) do dia produzam 80% dos seus resultados, ou seja, um quinto de um dia de trabalho (com ênfase nas prioridades) equivalem a quatro quintos dos resultados. Então quando estiver na lista de prioridades, mantenha o foco e você terá 80% do seu dia pela frente.

#Técnica – POMODORO

Com um timer ou cronômetro em mãos, ajuste o cronômetro de 15 a 25 minutos, nesse tempo concentre-se ao máximo em sua tarefa (uma das 3 prioridades), seu foco deve ser completo na atividade e sem distrações. Antes de iniciar lembre-se de desligar (tire de vista) seu celular, fechar todas as abas de mídias sociais, e-mails… tudo que não for relacionado a executar a tarefa em particular não deve estar tirando sua atenção, mantendo-se 100% focado. Quando o alarme soar pare por 5 minutos para esticar as pernas, tomar um café, conferir os e-mails… depois ajuste o alarme novamente e volte a se focar completamente. Repita o exercício quantas vezes forem necessárias para realizar as tarefas do dia.

Essa técnica melhora a agilidade do seu cérebro, enquanto estimula o foco. Além disso vai lhe auxiliar a perceber quanto tempo você leva para executar cada tarefa, compreender o que te distrai e quais são as principais interrupções do dia a dia que lhe tiram do foco, sem contar a otimização do tempo!

O que acha de começar hoje mesmo? Essas 3 dicas combinadas com a técnica do Pomodoro simplesmente mudaram minha produtividade.. pra melhor obviamente, hoje meu desempenho no trabalho e nas minhas atividades diárias é muito superior!

Aplica e me avisa o que achou, compartilha com teus amigos.

P.s. vai sobrar mais tempo para ler este livro!

Abraço!